Eu pretendo discorrer sobre o principio antrópico versus criacionismo e sobre a zona cachinhos dourados, mas lá na frente. Por ora gostaria de comentar sobre a origem do universo segundo a visão religiosa que me foram passadas nas aulas de religiao na minha infância. Foi assim, Deus criou o universo, em sete dias (que pressa!)e depois descansou no oitavo dia (deve ter sido muito estressante ter criado toda esse universo complexo e toda essa natureza tão cheia de detalhes!). Esse Deus que criou o universo e tudo o que nele existe, incluindo nós, deveria ser um ser muito complexo e ter uma inteligência sobre-humana e sobrenatural.
Como toda criança que passava por aquela lavagem cerebral, Eu temia o todo poderoso, onipotente e onipresente de longas barbas ao ponto de não duvidar de sua existência, porem ninguém me convencia de que o universo havia sido projetado por ele ou por quem quer que seja. Havia em minha visão sim um profundo mistério, e esse era alimentado pelo conflito entre existência versus o nada. A presença de Deus não se encaixava naqueles momentos durante oe efêmeros momentos naqueles dias chuvosos quando algo aconetecia ao olhar para a montanha. Lá não havia Deus. Eu apenas era sobresaltado pelo fato de que existíamos, nós e todo o universo! Mas havia sim o outro lado, o não existir e parecia que eu o havia enxergado. Deus definitivamente tambem não estava lá, não fazia parte daquilo, mas o vazio sim e isso era por demais intrigante, pois como do vazio surgiu tudo isso e porque haveria a existência de existir? E o vazio?
Sobre a questão que todas as criancinhas fazem aos seus professores de religião e que os deixam pasmados " se Deus criou o universo e quem criou Deus? Nunca haverá resposta a essa pertunta vinda dos pequeninos ainda nao contaminados pelo viros da religião. Essa pergunta é profundamente interessante, pois gera o problema insolúvel da regressão infinita! Segundo o quepodemos aprender sobre isso e segundo o pensamento de Darwin (seleção natural ) posso usando emprestado as palavras de Dawkins afirmar que, qualquer inteligência criativa, de complexidade suficiente para projetar qualquer coisa, só existe como produto final de um processo extenso de evolução gradativa. Inteligências criativas, por terem evoluído, necessariamente chegam mais tarde ao universo e, portanto, não podem ser responsáveis pela criação.
E quanto ao problema sério de regressao infinita gerado pela pergunta feita pelas criancinhas E quem criou Deus? Sera que os pedofilos da santa madre igreja saberiam dar a resposta ?